Seg - Sex 8:00 - 17:00

O melhor antivírus é você

Solução Tecnológica

O melhor antivírus é você

Uma das perguntas mais comuns que me fazem é: “Qual o melhor antivírus”. E eu sempre repondo: “É você!” Quer saber por quê? Então confira os motivos neste post,

De forma simples, podemos definir um antivírus como um programa para te proteger contra perigos na internet, como vírus e ataques de hackers.

Sim existem antivírus bons no mercado e seu uso é muito importante para a sua segurança digital. Para saber qual deles é melhor vou fazer um novo post sobre isso. Mas este post irá tratar de algo muito mais eficiente do que qualquer antivírus, o seu conhecimento!

Isso acontece por que os antivírus embora tenham sua função, eles sempre estão atrasados. Os hackers estão sempre a frente, procurando falhas de segurança em sistemas e aplicativos, quando encontram as exploram. As vacinas de antivírus são lançadas depois dos vírus para corrigir as falhas que eles exploram.

Além disso, as ameaças virtuais se aproveitam principalmente da falta de conhecimento do internauta e criam verdadeiras armadilhas usando disfarces que enganam as pessoas mais incautas. Separei algumas dicas simples que vão te ajudar a se manter seguro na internet.

1 – Verifique as extensão de arquivos.

Todos os tipos de arquivos são identificados pela sua extensão, que são aquelas letras depois do nome do arquivo. Por exemplo .pdf se refere a documentos como boletos, .mp3 são arquivos de áudio, .jpg e .png identificam imagens, .doc são arquivos de texto.

As extensões que mais você precisa dar atenção são o .exe que identifica um programa a ser executado, e o .bat que se refere a um script de comandos pré programados. Ambos são usados por hackers de forma camuflada. Como?

Sabendo da falta de conhecimento de usuários de computadores, hackers desenvolvem vírus, que são programas .exe ou scripts .bat e os nomeiam como “boleto.exe” ou “foto.bat”. Em ambos os casos o internauta executa o vírus pensando em estar abrindo um arquivo seguro. Então fique de olho na extensão.

2 – Preste atenção na URL

Sabe quando você quer acessar um site como o Google por exemplo e digita www.google.com.br? Então, isso é uma URL…

É importante entender a estrutura de uma URL. Ela é dividida em algumas partes, como pode ver na imagem acima. Não vamos ser muito técnicos aqui, mas entenda que é no domínio que você deve focar, por que indica de qual site esta URL vem.

Pessoas que aplicam golpes no WhatsApp disfarçam URL’s de sites maliciosos usando nome de marcas famosas. Veja o exemplo abaixo de link disfarçado:

No exemplo acima vemos que o usuário que recebeu a mensagem por ter o conhecimento básico de URL não clicou no link malicioso e assim se protegendo dessa ameaça sem precisar de um antivírus.

3 – Não use sites de downloads

Precisa fazer um download de algum programa? Então procure o site oficial desse programa e faça o download por lá. É bem mais seguro!

Os sites de downloads geralmente usam gerenciadores de downloads. Ou seja, você não baixa o programa que está procurando e sim um programa que vai fazer o download posteriormente.

O grande problema nisso é que o gerenciador do site de download irá baixar o programa que você estava procurando e adicionalmente instalam programas indesejados juntamente. Fazem isso por que é o modelo de negócios dos sites de download, eles recebem por essas instalações.

Esses programas que pagam para ser instalados adicionalmente no seu computador vão desde adwares, até antivírus de má qualidade que ao invés de proteger seu sistema vai prejudicar. E muitas vezes você nem percebe.

Invista no seu conhecimento

Essas são 3 dicas breves, porem valiosas que demostram como o seu modo de usar e o conhecimento do usuário é muito mais poderoso que o antivírus.

Portanto se mantenha atualizado e tire tempo para adquirir conhecimento de informática e tecnologia, visto que hoje tudo tem informatica é importantíssimo usar as tecnologias de forma consciente.

Acompanhe aqui blog da Fratel Informática para continuar a receber conteúdo informativo e de qualidade.

2 comentários

  1. Lucinda disse:

    Excelentes explicações! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 De muito valia para mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *